Páginas

Rito da Instituição de vários Leitores

1. A instituição é feita na Missa presida pelo Bispo, sempre com a devida autorização dos formadores. A instituição de leitores pode-se realizar também na Celebração da Palavra, sempre presidida pelo Bispo, neste caso, ao fim do Rito de Instituição concede-se a bênção e despede-se a assembléia.


2. Utiliza-se  a Liturgia do Dia.

3.  Após o Evangelho, o bispo senta, de mitra, no lugar preparado. O diácono, ou o Presbítero designado para isso, chama os candidatos, dizendo:

Diác: Aproximem-se os que vão ser instituídos no ministério de Leitor.

Cada candidato, chamado pelo nome, responde:

Candidato: Presente!

E aproxima-se do Bispo a quem faz uma reverência.

4. Sentam todos, e o Bispo faz a homilia.

5. Terminada a homilia, todos se levantam. O Bispo, sem mitra, convida os fiéis a orar, dizendo:

Pres: Caríssimos irmãos e irmãs, roguemos a Deus Pai todo-poderoso que abençoe estes servos escolhidos para o ministério de Leitor, a fim de que exercendo com solicitude a função a eles confiada de anunciar o Cristo glorifiquem o Pai que está nos céus.

Todos rezam um momento em silencio.

6. O Bispo continua:

Ó Deus fonte de toda luz e bondade, que enviastes vosso Filho Unigênito, o Verbo da vida, para revelar a humanidade o ministério de vosso amor, abençoai estes nossos irmãos + escolhidos para o ministério de Leitor. Concedei que, meditando sem cessar vossa palavra, possam impregnar-se dela e anuncia-la fielmente a seus irmãos. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

7. Cada um dos candidatos aproxima-se do presidente, que lhe entrega então o lecionário dizendo:

Pres: Recebe este livro da Sagrada Escritura e transmite com fidelidade a Palavra de Deus, para que frutifique cada vez mais no coração das pessoas.

O novo leitor responde:
Amém.

8. A celebração prossegue como de costume, com a Profissão de fé, quando prescrita.